Vienciana (Laos), a capital tranqüila

Vientiane é uma cidade calma, calma, parece que o tempo nesta capital parado e que o ritmo de seus habitantes se tivesse mais lento do que antes, talvez por o sufocante calor que faz aqui, ou talvez pela enorme religiosidade que professa este povo lao e que o faz levar a vida a partir de outro ponto de vista. “A cidade do sândalo”, a mais moderna do Laos, está estrategicamente localizada em um meandro do Mekong, mas não é uma cidade muito grande, eu acho que em dois dias dá para conhecer seus templos e pressionar o ritmo da cidade, pelo que aconselho para alojar-se em alguma das pensões ou hotéis perto do rio, que é onde há mais ambiente, lojas, restaurantes, agências de viagens e o animado mercado noturno que montam diariamente no calçadão junto ao rio Mekong.
Saindo de Luang Prabang. Com toda a dor do meu coração nos tivemos que ir de Luang Prabang, cidade mágica em que nós passamos uns dias inesquecíveis e nos colocamos rumo ao sul, porque queremos passar alguns dias em Vientiane, o seu tranquila e sossegada capital. Nós baralho ir antes a Vang Vieng, outra das cidades mais visitadas do Laos e com mais possibilidades de turismo activo em seus arredores, mas notamos que muitos turistas de mochila às costas com vontade de festa vão para lá para fazer o “tubing”, uma prática que consiste em subir em um carro alegórico e descer um rio repleto de bares na orla, para beber cerveja e uísque até o corpo aguentar. Demais para nós assim que preferimos ir mais ao sul, em Vientiane, a capital. Está localizada aproximadamente no centro do país e decidimos chegar até ela em um ônibus noturno que sai diariamente de Luang Prabang, já que viajar de noite ahorraramos tempo e nessa viagem não andamos precisamente sobrados de dias. Cerca de 190.000 kips laos ( 18 euros) é o que nos custa o nosso VIP sleeping Bus, que inclui transporte até à estação de autocarros, jantar piquenique e, claro, o nosso magnífico poltrona horizontal.
Imaginava que a viagem seria um pouco desconfortável, mas não pensei que tanto já que as travagens bruscas, curvas contínuas, um ar condicionado para pinguins e uma horrível música de karaokê a todo volume fazem com que as 10 horas que durou o trajeto tenham sido quase uma tortura, um duermevela contínuo que nos destruiu por completo. Às 7 da manhã, chegamos à estação rodoviária de Vientiane, afastada do centro, como costuma ser habitual, para que os turistas tenhamos que gastar dinheiro em um tuk tuk até o centro da cidade. Toca negociar e nos unimos a um par de mochileras para que o preço da viagem seja menor ( há sempre que tentar baratear os custos, quando viajamos) e, mesmo assim, ao chegar nos querem cobrar mais do que o acordado. “Que nada amigo, lá você ficar”, e nós vamos procurar alojamento na cidade. Nesta parte do mundo há vezes que temos que ser brusco e decidido para que não se tome o cabelo continuamente. Depois de ver várias tentativas trouxa ao ombro, nos decidimos por Mixai Paradise, uma pensão muito bem situada com pequenos quartos com ar-condicionado, wifi grátis a certas horas e de um pequeno-almoço americano ( ovos, torradas e bacon). Cerca de 12 euros o quarto duplo. E não nos arrependemos, já que o atendimento foi bom mas o melhor sem dúvida é a sua localização central.
Dados práticos
– 230.000 habitantes da cidade, cerca de 700.000 em toda a área metropolitana.
– Em 1899, tornou-se a capital do protetorado francês.
– A fronteira com a Tailândia, a marca, a Ponte da amizade entre o laos e a Tailândia, a 19 quilômetros ao sudeste da cidade.
– Vientiane é o centro da economia do Laos e o investimento estrangeiro está em crescimento.
– As instalações médicas são precárias por isso que diante de algum evento grave, é melhor cruzar a fronteira da Tailândia.

O Que ver em Vientiane em dois dias
Apesar de que estamos cansados de a dura noite nós vamos percorrer a cidade sem perder tempo e começamos a ver pequenos templos entremeadas com as tranquilas ruas, edifícios de diferentes estilos e influências, e como não, muitas motos e tuk tuks por todas as partes, algo normal nas grandes cidades asiáticas. Mas, no entanto, aqui não noto o objetivo de outras cidades asiáticas, respira-se tranquilidade e a cidade reflete uma imagem de eternidade que a torna cativante. Eu gosto de mim. Decidimos caminhar em direção norte, fazendo um circuito sugerido pela minha orientação por escrito para onde estão alguns dos monumentos mais importantes da cidade. De caminho paramos em um grande mercado, um dos meus vícios quando viajo. Os mercados parecem lugares imprescindíveis para saber como vive um povo e entender um pouco mais de sua cultura. Este Talat Sao é o maior mercado de Vientiane e é lotado de barracas de artesanato, tecidos, jóias, relógios, roupas ou objetos eletrônicos. E ao sair o calor é tão sufocante que tomamos um refrigerante de laranja em um posto de rua, e sobre isso vos peço com gelo, algo arriscado, por minha parte, já que tem que estar muito seguro a procedência da água com que são feito de gelo, e mais de um problema de estômago pode causar. Desta vez eu tive a sorte e o refrigerante com gelo sentou-me de admiração e me deu forças para continuar caminhando em direção a um dos monumentos mais importantes da cidade.
Patuxai. Caminhando para o norte nos encontramos com Patuxai, o monumento mais destacado, que lembra o arco do triunfo parisiense e que é o orgulho dos cidadãos desta cidade. A ele vêm centenas de turistas nacionais e de países vizinhos para tirar uma foto e se você não tiver câmera, uma dezena de fotógrafos se fazem e se imprimem em um momento. Construído em 1960, composto de 4 arcos e é feito com cimento americano que inicialmente foi destinado para a construção do novo aeroporto. Está deliciosamente decorado com motivos laos e é possível subir para apreciar a vista, mas nós decidimos vê-lo no chão e seguir caminho até o templo mais importante do Laos. Pelo caminho vemos o “Gong da paz mundial”, um objeto com todas as bandeiras do mundo, que eu espero que toquem vezes para que a espiritualidade e paz de Laos é transferido para alguns países do mundo, que é muito agressivo…
Pha That Luang significa” a stupa sagrada mais bonita do mundo” e é o templo ou monumento mais importante e venerada da cidade, e, claro, do Laos, símbolo da religião budista, que consiste em uma enorme stupa cuja agulha principal sobressai dominando o céu da cidade. Conta a lenda que aqui foram enterrados no século III a.c um pedaço do osso esterno de Buda, e, séculos mais tarde, foi construído no mesmo lugar do atual templo. Passear por ele, ver diferentes níveis, admirar seus cantos cheios de budas e oferendas ou sua aparente agulha é um exercício espiritual que vos recomendamos. Além disso, nos arredores, há uma incontável quantidade de estátuas de budas que merecem admirar com calma, como o grande buda reclinado, que me lembrou o famoso Wat Po de Banguecoque, multiplicidade de formas, esculturas e cantos decorados com figuras religiosas e oferendas de que ignoro o seu significado, mas que me transmitiram uma enorme paz interior.

Um pouco de gastronomia de laos. Depois de tanta visita e caminhada, paramos para comer, porque o estômago reclama muito e nos sentamos em um pequeno restaurante de comida local próximo ao rio chamado Blue Diamond. Olvidaros aqui para comer em um McDonals, Burguer king, Pizza hut ou grandes multinacionais, porque em todo o Laos não vi nenhum, coisa que eu adoro, por sinal. Testamos uma extra picante e salada de mamão, fresco e riquisima mas com a que sudamos de tão bonito. Um bom arroz com legumes e uma deliciosa sopa de frango, tudo a um preço muito bom e com melhor tratamento. O melhor do Laos é que a comida é muito barata, quase igual que sua cerveja, a imensa Beer Lao. Pela cidade há uma abundância de restaurantes de comida local e de preço muito acessível, alguns bons restaurantes de cozinha francesa, além de barracas onde comer se pode sair por menos de um euro, embora as condições de higiene são um enigma. Vós mesmos, mas por menos de 5 euros você pode comer muito bem em qualquer local com certas garantias, cerveja Lao incluída. Uma das noites comemos pizza, que me soube a glória, o Restaurante via. Depois de descansar um pouco de tanta visita, tocava pressionar o ambiente noturno desfrutando do animado mercado nocturno junto ao rio mekong: artesanato, barracas de comida, t-shirts, bolsas, jóias….. de tudo um pouco e a bom preço, como em todo o Laos. Por certo, o jantar, nesse dia, frango na brasa, já que, por todas as ruas há postos com coxas e asas de frango com uma pinta excelente e não tem mais remédio que experimentá-lo, embora os frangos laos têm mais fibra do que os nossos, e a sua carne custe um pouco masticarla….
De budas e templos

Vientiane é uma cidade calma, calma, parece que o tempo nesta capital parado e que o ritmo de seus habitantes se tivesse mais lento do que antes, talvez por o sufocante calor que faz aqui, ou talvez pela enorme religiosidade que professa este povo lao e que o faz levar a vida a partir de outro ponto de vista. "A cidade do sândalo", a mais moderna do Laos, está estrategicamente localizada em um meandro do Mekong, mas não é uma cidade muito grande, eu acho que em dois dias dá para conhecer seus templos e pressionar o ritmo da cidade, pelo que aconselho para alojar-se em alguma das pensões ou hotéis perto do rio, que é onde há mais ambiente, lojas, restaurantes, agências de viagens e o animado mercado noturno que montam diariamente no calçadão junto ao rio Mekong.
Saindo de Luang Prabang. Com toda a dor do meu coração nos tivemos que ir de Luang Prabang, cidade mágica em que nós passamos uns dias inesquecíveis e nos colocamos rumo ao sul, porque queremos passar alguns dias em Vientiane, o seu tranquila e sossegada capital. Nós baralho ir antes a Vang Vieng, outra das cidades mais visitadas do Laos e com mais possibilidades de turismo activo em seus arredores, mas notamos que muitos turistas de mochila às costas com vontade de festa vão para lá para fazer o "tubing", uma prática que consiste em subir em um carro alegórico e descer um rio repleto de bares na orla, para beber cerveja e uísque até o corpo aguentar. Demais para nós assim que preferimos ir mais ao sul, em Vientiane, a capital. Está localizada aproximadamente no centro do país e decidimos chegar até ela em um ônibus noturno que sai diariamente de Luang Prabang, já que viajar de noite ahorraramos tempo e nessa viagem não andamos precisamente sobrados de dias. Cerca de 190.000 kips laos ( 18 euros) é o que nos custa o nosso VIP sleeping Bus, que inclui transporte até à estação de autocarros, jantar piquenique e, claro, o nosso magnífico poltrona horizontal.
Imaginava que a viagem seria um pouco desconfortável, mas não pensei que tanto já que as travagens bruscas, curvas contínuas, um ar condicionado para pinguins e uma horrível música de karaokê a todo volume fazem com que as 10 horas que durou o trajeto tenham sido quase uma tortura, um duermevela contínuo que nos destruiu por completo. Às 7 da manhã, chegamos à estação rodoviária de Vientiane, afastada do centro, como costuma ser habitual, para que os turistas tenhamos que gastar dinheiro em um tuk tuk até o centro da cidade. Toca negociar e nos unimos a um par de mochileras para que o preço da viagem seja menor ( há sempre que tentar baratear os custos, quando viajamos) e, mesmo assim, ao chegar nos querem cobrar mais do que o acordado. "Que nada amigo, lá você ficar", e nós vamos procurar alojamento na cidade. Nesta parte do mundo há vezes que temos que ser brusco e decidido para que não se tome o cabelo continuamente. Depois de ver várias tentativas trouxa ao ombro, nos decidimos por Mixai Paradise, uma pensão muito bem situada com pequenos quartos com ar-condicionado, wifi grátis a certas horas e de um pequeno-almoço americano ( ovos, torradas e bacon). Cerca de 12 euros o quarto duplo. E não nos arrependemos, já que o atendimento foi bom mas o melhor sem dúvida é a sua localização central.
Dados práticos
– 230.000 habitantes da cidade, cerca de 700.000 em toda a área metropolitana.
– Em 1899, tornou-se a capital do protetorado francês.

O Que ver em Vientiane em dois dias
Patuxai. Caminhando para o norte nos encontramos com Patuxai, o monumento mais destacado, que lembra o arco do triunfo parisiense e que é o orgulho dos cidadãos desta cidade. A ele vêm centenas de turistas nacionais e de países vizinhos para tirar uma foto e se você não tiver câmera, uma dezena de fotógrafos se fazem e se imprimem em um momento. Construído em 1960, composto de 4 arcos e é feito com cimento americano que inicialmente foi destinado para a construção do novo aeroporto. Está deliciosamente decorado com motivos laos e é possível subir para apreciar a vista, mas nós decidimos vê-lo no chão e seguir caminho até o templo mais importante do Laos. Pelo caminho vemos o "Gong da paz mundial", um objeto com todas as bandeiras do mundo, que eu espero que toquem vezes para que a espiritualidade e paz de Laos é transferido para alguns países do mundo, que é muito agressivo...
Pha That Luang significa" a stupa sagrada mais bonita do mundo" e é o templo ou monumento mais importante e venerada da cidade, e, claro, do Laos, símbolo da religião budista, que consiste em uma enorme stupa cuja agulha principal sobressai dominando o céu da cidade. Conta a lenda que aqui foram enterrados no século III a.c um pedaço do osso esterno de Buda, e, séculos mais tarde, foi construído no mesmo lugar do atual templo. Passear por ele, ver diferentes níveis, admirar seus cantos cheios de budas e oferendas ou sua aparente agulha é um exercício espiritual que vos recomendamos. Além disso, nos arredores, há uma incontável quantidade de estátuas de budas que merecem admirar com calma, como o grande buda reclinado, que me lembrou o famoso Wat Po de Banguecoque, multiplicidade de formas, esculturas e cantos decorados com figuras religiosas e oferendas de que ignoro o seu significado, mas que me transmitiram uma enorme paz interior.

Um pouco de gastronomia de laos. Depois de tanta visita e caminhada, paramos para comer, porque o estômago reclama muito e nos sentamos em um pequeno restaurante de comida local próximo ao rio chamado Blue Diamond. Olvidaros aqui para comer em um McDonals, Burguer king, Pizza hut ou grandes multinacionais, porque em todo o Laos não vi nenhum, coisa que eu adoro, por sinal. Testamos uma extra picante e salada de mamão, fresco e riquisima mas com a que sudamos de tão bonito. Um bom arroz com legumes e uma deliciosa sopa de frango, tudo a um preço muito bom e com melhor tratamento. O melhor do Laos é que a comida é muito barata, quase igual que sua cerveja, a imensa Beer Lao. Pela cidade há uma abundância de restaurantes de comida local e de preço muito acessível, alguns bons restaurantes de cozinha francesa, além de barracas onde comer se pode sair por menos de um euro, embora as condições de higiene são um enigma. Vós mesmos, mas por menos de 5 euros você pode comer muito bem em qualquer local com certas garantias, cerveja Lao incluída. Uma das noites comemos pizza, que me soube a glória, o Restaurante via. Depois de descansar um pouco de tanta visita, tocava pressionar o ambiente noturno desfrutando do animado mercado nocturno junto ao rio mekong: artesanato, barracas de comida, t-shirts, bolsas, jóias..... de tudo um pouco e a bom preço, como em todo o Laos. Por certo, o jantar, nesse dia, frango na brasa, já que, por todas as ruas há postos com coxas e asas de frango com uma pinta excelente e não tem mais remédio que experimentá-lo, embora os frangos laos têm mais fibra do que os nossos, e a sua carne custe um pouco masticarla....
De budas e templos
Vientiane, apesar de que é uma cidade que está a crescer e a ser a cidade mais moderna do Laos, também é espiritual, e guarda belos recantos e uma infinidade de templos e de seguros, entre o emaranhado de ruas, alguns deles de livre entrada e que também fazem a vez de museus. Como Wat Mixai que temos diante do nosso hostel e onde cada amanhecer os monges saem em uma viagem para a cidade em busca de oferendas e de alimentos. Ou o antigo e quase esquecido That Dam, uma stupa localizada em uma rotatória no meio da cidade e que em outra época estava recoberta de lâminas de ouro. Hoje só vemos pedra desgastada. O Wat Se Saket, do século XIX, é um dos mais visitados da cidade e também faz as vezes de Museu Nacional. O Wat Se Muang é outro dos principais edifícios religiosos da cidade, onde dizem que repousa o espírito da cidade ou Haw Pha Kaeo, templo construído originalmente para salvar o famoso buda de esmeralda, que agora descansa em Bangkok e agora tem as funções de museu e é um excelente exemplo para admirar a arquitetura e a escult...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *